Postado em 30. maio, 2013 por Weldon Oliveira em Meio Ambiente Marabá(PA)
A Lucena Transportes Ltda, adquiri um produto para melhoria do Kit de Emergência, para contenção e limpeza de áreas atingidas por vazamento/derramamento de óleo.
O Sr. Paulo Almeida – Assistente de Meio Ambiente/Vale, comenta e aprova a iniciativa da Lucena, “Com intuito de preservar o Meio Ambiente, na utilização de produtos biodegradáveis, de forma a reduzir a geração de resíduos perigosos, aprovo a iniciativa da Empresa Lucena como boa prática”.
Com isso, a boa prática foi apresentada na reunião do PAR (Programa de Atitude Responsável), onde houve muitos elogios.
DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO INICIAL:
Utilização de pó de serra para contenção e limpeza de áreas atingidas por vazamento de oleosos após a ocorrência de incidente envolvendo vazamento ou derramamento de óleo utilizado nos equipamentos móveis, veículos que acessam a área operacional Vale.
O material dificulta na contenção, pois o pó de serra demora absorver o óleo derramado. Com isso há um aumento na geração de resíduo e dificulta no correto armazenamento e a adequada disposição final do mesmo.
DESCRIÇÃO DA BOA PRÁTICA:
Aquisição de Turfa absorvente.
É um composto orgânico de origem vegetal pura e é utilizada para absorver e encapsular hidrocarbonetos.
ÁREAS ENVOLVIDAS:
Equipe de abastecimento e lubrificação de equipamentos móveis.
RESULTADOS ALCANÇADOS:
– Absorve e encapsula hidrocarbonetos, permitindo as equipes de limpeza maior controle dos contaminantes indesejáveis;
– Vida útil ilimitada de estoque;
– Fácil aplicação, manuseio, remoção e destinação;
– Não aumenta o volume do resíduo;
– Menor custo de destinação;
– Maior capacidade de absorver o óleo no solo e na água;
– Não abrasivo.
LIÇÕES APRENDIDAS:
A turfa absorvente permite a equipe do caminhão comboio, prevenir e combater derramamentos de óleo com maior eficácia e eficiência.
KIT DE EMERGÊNCIA AMBIENTAL
– Tambor metálico 200 Lts
– Turfa abssorvente
– Manta , travesseiro e cordão absorvente
– Extintor de incêndio
– Bacia de contenção
– Cones de sinalização
– Super Cola
– Placa “PERIGO AFASTE-SE”
– Balde com filtro
– Saco plástico para acondicionamento de resíduos perigosos