Postado em 12. abr, 2011 por admin em Segurança Açailândia(MA)
Olhe para esta imagem. O que você vê?
As dificuldades em identificar perigos e relacionar esses ao risco é algo comum, esse problema advém de diversos fatores, desde o sócio-cultural ao organizacional. É de suma importância que as empresas desenvolvam em seus colaboradores a capaicadade de obter um comportamento seguro, colocando em prática a percepção de risco, onde o colaborador é capaz de identificar perigos e reconhecer riscos.
Com o intuito de desenvolver essa capacidade em seus colaboradores, a empresa Lucena, realizou no dia 12/04/2011, um treinamento voltado à este assunto. Onde foram expostos pela técnica de segurança, Deydiane Melo, exemplos práticos de nossa área, que puderam mostrar o quanto deixamos de agir por falta de percepção.
Com o desenvolvimento da percepção de risco dos colaboradores, a empresa poderá contar com um vínculo de comunicação mais eficaz, onde os perigos serão relatados com maior frequência pelos próprios funcionários, que são são os que estão mais expostos e que podem agir com maior rapidez, inclusive em seu próprio comportamento e de outros colaboradores.
A empresa quer ao máximo banir os inimigos da percepção de risco, veja abaixo alguns deles:
-
Achar que a rotina é sempre igual;
-
Achar que isso “nunca” vai acontecer com você;
-
Apostar nas possibilidades;
-
Trabalhar com pressa;
-
Descuidar dos pequenos detalhes;
-
Improvisar.
Abra seus olhos e perceba todos os perigos e reconheça os riscos, pois, não basta ver, tem que perceber.
joana
abr 29th, 2011
Para estudo e trabalho.
att,
joana