Postado em 07. mar, 2011 por admin em Produção Marabá(PA)
Atitude, segundo o dicionário de psicologia, esta palavra é utilizada para designar o processo da consciência individual que determina a real ou possível atividade do indivíduo no mundo social, para alguns autores é ainda a tendência de agir de maneira coerente com referência a certo objeto (Thomas).
(Fonte: http://www.prof2000.pt/users/dicsoc/soc_a.html)
No terceiro dia da SIPAT 2011 as duas palestras apresentadas traziam em seu conteúdo a atitude como ponto forte do discurso utilizado. Elas levaram os colaboradores a questionarem a si mesmos se as atitudes que estão tomando são realmente as melhores e o quanto elas podem interferir na vida dos outros, na vida de quem ainda estar por vir e em suas próprias vidas.
O técnico de meio ambiente da empresa Lucena, Weldon Gomes, falou sobre os impactos ambientais gerados pela ação do homem, fez comparativos entre o mundo atual e o mundo que está por vir se continuarmos agindo dessa forma. A didática utilizada foi além do discurso oral, e foram mostrados 3 vídeos que ilustraram ainda mais o momento.
A beleza natural da vida é viver em harmonia com o meio ambiente.
Emerson Vânius, técnico de segurança da Vale, utilizou o mesmo recurso ao questionar as nossas atitudes com a palestra ”Atitude de segurança”. O público ficou chocado ao ser questionado pelo palestrante: ”-Quanto você quer por sua vida?’‘. E as bocas se calaram havendo apenas alguns murmúrios que dizem que nada vale mais do que a nossa vida, porém, será que estamos dando o devido valor a vida que temos?
Foram mostradas imagens fortes de pessoas que não utilizaram EPI’s, não avaliaram os riscos que estavam se expondo, utilizaram meios indevidos para executar uma atividade e como consequência se acidentaram, muitos deles ficaram com sequelas por toda vida, e outros nem isso, pagaram o preço mais alto que poderiam, perderam suas vidas, morreram. A cada imagem que era apresentada um pensamento soava em nossas mentes. Avaliar o valor de nossas vidas e saber que ela não tem preço, é utilizar de segurança ao máximo em todas as atividades que executamos, é lembrar que todos os dias temos pessoas nos esperando em casa, que temos pessoas que nos amam e fariam de tudo para não nos perder.
Tenha atitude, faça o melhor para vida.
tomase
mar 9th, 2011
A consciência deve ser trabalhada todo dia para tentar de maneira educativa inserir na cabeça das pessoas que a vida depende de como a natureza está hoje, amanhã e daqui a 100 anos. E nosso comportamento deve estar lapidado em está sempre alerta no cuidado incansável e amável da nossa natureza, eu costumo dizer que o que cuidamos hoje fica de herança para a geração futura.
Parabéns pelo evento Elves.