Postado em 30. mar, 2011 por admin em Segurança Açailândia(MA)
Por que os colaboradores devem ter no mínimo uma noção básica de combate à incêndio e primeiros socorros? Eu sei que você como colaborador de sua empresa já deve ter feita essa pergunta a si mesmo várias vezes e sempre que é solicitado para um treinamento como esse. Não basta saber que existem extintores de incêndio espalhados pelo pátio da empresa e uma caixa de primeiros socorros guardada no fundo de um armário, você precisa aprender a utilizá-los de maneira correta. Vou dar um exemplo claro disso:
Certo dia um supervisor de operações preocupado com os equipamentos de combate a incêndio solicitou ao técnico de segurança que fizesse um levantamento completo dos extintores de incêndio de todas as salas e do pátio operacional, pediu também que conferisse a condição de cada um, afim de verificar se estavam em bom estado. No dia seguinte o TST entregou um relatório completo que mostrava que todos os extintores estavam em bom estado e que a maioria dos funcionários estavam treinados em combate a incêndio, faltando apenas 10 funcionários, dentre eles estava o supervisor de operações que foi convidado a participar. Dois dias depois o treinamento foi realizado, no entanto, o supervisor não compareceu e justificou afirmando que não necessitaria de treinamento,pois, o manuseio do extinto era fácil. Dez dias depois ocorreu um princípio de incêndio na sala do supervisor, o incêndio não atingiu grande parte da empresa,pois, foi rapidamente controlado pelos bombeiros. No dia seguinte o técnico de segurança foi chamado à sala da gerência, que estava com um extintor em cima de sua mesa, e foi questionado pelo supervisor de operações o por quê do não funcionamento do extintor que se encontrava em sua sala no momento do incêndio, tendo em vista que dias antes o TST havia entregue um relatório afirmando que todos os extintores estavam em perfeito estado de funcionamento. O técnico de segurança se aproximou, olhou para o extintor e falou: – ” Se tivesse retirado o lacre ele funcionaria com certeza”.
É fato, não adianta termos, é necessário saber utilizar, e foi com esse objetivo que a técnica de segurança Deydiane Melo convidou o bombeiro Alcides Rodrigues para explicar melhor aos colaboradores como combater principios de incêndio e aplicar primeiros socorros.
A participação de todos foi de suma importância para o desenvolvimento do treinamento, os colaboradores comentaram situações reais que ocorreram e questionaram vários assuntos discutidos no treinamentos, motivação maior ao palestrante para evolução da palestra.
O treinamento foi voltado para o lado prático, sendo que alguns dos exemplos dados para aplicação de primeiros socorros, os próprios colaboradores foram chamados a participar ativamente.